A parteira e o djim

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Encontros Narrativos
em castellano

Aproveitamos nossos recentes ENLACES SOLIDÁRIOS para aproximações muito significativas. Conhecemos em Cuba 2 grandes afronarradoras e ativistas: Fátima Patterson e Mirta Portillo.

Fátima Patterson, que vive em Santiago de Cuba, é a criadora e a diretora do Estúdio Teatral Macubá, uma prática popular cênica e musical com bases fincadas nas culturas cubanas e caribenhas, nas religiosidades afro e na poesia. Como costuma dizer, ouve e sente sua cidade para desenvolver sua Arte, oscilando entre suas pungentes violência e paz. Qualidades de um lugar onde se usa de tudo, onde vale tudo.

Atualmente estão reconstruindo seu espaço físico, destruído pelo furacão Sandy em 2012. E logo estarão atuando em toda a sua potencialidade criativa novamente. 


Mirta Portillo reside em Havana e ali trabalha em projetos próprios, "El parquecito de los cuentos", e coletivos, o grupo CeiBaobah e o Festival Afropalabras. É, além de uma das narradoras mais conhecidas e atuantes de Cuba, professora, atriz, artesã e produtora cultural. Já esteve com sua prática em quase toda a ilha e também em Colômbia, Espanha e Suíça.


Em breve publicaremos aqui as respectivas conversas na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário