A parteira e o djim

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

ENLACES nada SOLIDÁRIOS

Infelizmente não conseguimos completar nossos enlaces solidários mais recentes que tinham planos de chegar à Espanha no mês passado. E tudo isso por força da violência, da intolerância e do RACISMO crescente no mundo - que hoje se manifestam com outras tantas estratégias...

Fomos impedidos de "entrar" no território europeu quando pousamos em Frankfurt, Alemanha, onde havia uma conexão. Estávamos chegando de Havana, Cuba, e toda a porção negra que estava no voo foi separada da branca já no túnel de saiu da aeronave. Cerca de 90% de nosso grupo eram mulheres adultas e os demais crianças e idosos. Logo se revelou a : todas, sem exceção, eram casadas com homens alemães. Alguns já as resgataram ali mesmo no momento e outros foram chegando nos minutos seguintes. Após horas e horas de interrogatório, de averiguações de documentos (na verdade não buscaram nenhuma das referência apresentadas por mim), avisaram que não seguiria viagem. Então mais uma ampla sessão de burocracias e então uma prisão de uma noite no aeroporto. Depois, um longo caminho de volta até chegar ao lar: largado em Fortaleza - pois a companhia aérea não atendia a região sudeste - e mais 3 dias em ônibus até São Paulo.

Após baixar a raiva e a indignação, muitas reflexões, investigações e conclusões. A mais profunda e sincera de todas: "Não somos desejados em alguns espaços. E não conhecemos, não temos e não vivemos a liberdade, em suas incontáveis possibilidades expressivas. Estamos em - e de certa forma apoiamos, 'financiamos' - um sistema que oprime e nos controla a cada passo, a cada gesto. E isso nos faz definhar aos poucos, principalmente na tristeza ppor conta da impotência, nos faz exterminar uns aos outros".

Bom, sem muito mais a declarar por ora, seguimos buscando mais e mais informações para compreender o fato, que é uma constante naturalizada. Até o momento o que "aprendemos" é que ações assim são legais, institucionalizadas, então que estejamos física e psicologicamente preparad@s para enfrentar os próximos capítulos dessa nossa história humana. 

Abaixo parte de nossa bela agenda não materializada - dessa vez - em terras espanholas. Uma pena...

- dia 19 de julho, intervenção no restaurante La Bodeguita del 6, Córdoba


- dias 21, 22 e 23 de julho, oficinas criativas no Parque de la Asomadilla, Córdoba (com Maríajosé Pedraza)



- dias 25, 26 e 27 de julho, oficinas e afrocontação de histórias no Festival Pirineos Sur, Huesca (http://www.pirineos-sur.es/dias-de-sur/)

Taller Bailes y Ritmos Populares Afrobrasileños

del 25 al 27 de julio, de 12 a 14 horas, precio 5 euros
Taller de Bailes y Ritmos Populares Afrobrasileños

día 27 de julio, Carpa Sallent de Gállego
Diosas y Guerreras, sesión de narración oral

Continuamos acreditando e propondo 
"um outro mundo possível"

Nenhum comentário:

Postar um comentário